Vídeo: Por que podemos considerar a natureza de hoje como um poema imperfeito? por Fernando Fernandez

Os humanos foram responsáveis por mais extinções de espécies do que acredita o senso comum. O que temos é uma cópia incompleta, mutilada, do que a natureza já foi

Daniele Bragança · Marcio Isensee e Sá ·
13 de setembro de 2018 · 6 anos atrás
Esqueleto de um mastodonte americano fêmea e seu filhote. Foto: Wikipédia.

Em meados do século XIX, o escritor americano Henry Thoreau havia se queixado de ter herdado de seus antepassados um mundo natural empobrecido, incompleto. Ele falou que queria conhecer o poema inteiro, mas que seus ancestrais tinham removido muito dos versos das melhores passagens.

Henry Thoreau estava certo. O que temos é uma cópia incompleta, mutilada, do que a natureza já foi. A grande maioria das espécies de grande porte está extinta.

O biólogo e professor do Instituto de Biologia da UFRJ, Fernando Fernandez, contou a ((o))eco um pouco sobre esse poema, que foi tema de seu primeiro livro.

Assista: