Reportagens

As propostas dos presidenciáveis para o meio ambiente

((o))eco dá início à sua cobertura das eleições de 2014 com a publicação dos principais programas e bandeiras ambientais dos presidenciáveis.

Daniel Santini ·
22 de julho de 2014 · 10 anos atrás

Palácio do Planalto, sede da Presidência da República. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Palácio do Planalto, sede da Presidência da República. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A partir de hoje, ((o))eco dá início à sua cobertura das eleições de 2014 com a publicação dos principais programas e bandeiras ambientais defendidos por cada um dos presidenciáveis. Essa série especial preparou um resumo detalhado das propostas relacionadas ao meio ambiente dos 11 candidatos à Presidência da República, tendo como base os programas protocolados no Tribunal Superior Eleitoral, em consulta feita em julho de 2014. Os documentos são, conforme indicado nos diferentes programas, a base sobre a qual serão desenvolvidos os planos de governo para os quatro anos seguintes. São cartas de intenções com diretrizes gerais e compromissos assumidos por cada um dos candidatos – base importante sobre as quais eles poderão ser cobrados no futuro.

As propostas cadastradas no sistema oficial estão todas em arquivo do tipo PDF e não obedecem padrão específico. Os arquivos originais, que serão disponibilizados para download na íntegra junto às análises, têm formatos e tamanhos diferentes, sendo o maior o do candidato Aécio Neves (PSDB), com 76 páginas, e o menor o de Zé Maria (PSTU), com 4 páginas. Todos foram examinados de maneira minuciosa e as principais ideias relacionadas ao meio ambiente foram destacadas e organizadas. Em cada texto, após uma breve contextualização dos principais pontos de cada programa, o leitor pode encontrar trechos destacados das principais propostas tais quais descritas nos programas, bem como a íntegra do capítulo relacionado ao meio ambiente, quando ele existe.

Cidadania e participação

Há documentos em que as propostas ambientais estão blocadas em capítulos e outros nos quais elas estão espalhadas, combinadas com diferentes temas. Na organização das informações, foram consideradas as propostas na íntegra, e não apenas os trechos referentes às políticas ambientais defendidas – assim, propostas de outras áreas que podem gerar impactos ambientais também foram destacadas. Ao organizar tais dados, ((o))eco pretende facilitar o acesso às informações e proporcionar aos leitores elementos para avaliar os candidatos, reflitir sobre os nossos problemas ambientais e debater suas soluções.

Gabinete Presidencial, onde são tomadas decisões sobre políticas ambientais. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Gabinete Presidencial, onde são tomadas decisões sobre políticas ambientais. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Os textos serão disponibilizados abaixo, conforme forem sendo publicados nos próximos dias. A série começa com as propostas da atual ocupante do Palácio do Planalto, a candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, e segue com a apresentação de cada um dos candidatos em ordem alfabética. Os candidatos cujos programas têm menos de 15 páginas foram agrupados em dois blocos, divididos entre esquerda e direita. Esses rótulos são reducionistas, mas, já que é necessário nomeá-los, parecem os que melhor representam as semelhanças entre esses candidatos.

 

Use os links abaixo para navegar:

Dilma Rousseff (PT) – Código Florestal vira conquista ambiental no programa de Dilma Rousseff
Aécio Neves (PSDB)Programa de Aécio defende Marco Regulatório da Mineração
Eduardo Campos (PSB) Programa de Eduardo e Marina não descarta novas hidrelétricas
Eduardo Jorge (PV) Proposta de Eduardo Jorge apoia ampliar produção de etanol
Luciana Genro (PSOL), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) PSOL e PCB apresentam programas ambientais anticapitalistas
Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Pastor Everaldo (PSC) Propostas da direita incluem construção de usinas atômicas

 

 

 

  • Daniel Santini

    Responsável pela plataforma ((o)) eco Data. Especialista em jornalismo internacional, foi um dos organizadores da expedição c...

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.