Fotografia

Um monte entre as nuvens

Na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, o Monte Roraima se ergue sobre as nuvens como um santuário para a biodiversidade.

Redação ((o))eco ·
27 de maio de 2014 · 11 anos atrás

O platô do Monte Roraima apresenta um ambiente totalmente diferente da floresta tropical e da savana que se estendem na sua base. Separado da base por falésias de até 1.000 metros de altura, o topo do monte apresenta um clima diferenciado: temperatura média varia entre 10ºC durante o dia e 2ºC à noite, alta nebulosidade, fortes ventos e chuvas frequentes que tornam o ar bastante úmido (entre 75 e 85% de umidade relativa). Assim, tanto a flora quanto a fauna se adaptaram a condições climáticas e geológicas únicas, o que resulta em um alto de grau de endemismo, isto é, em espécies que somente podem ser encontradas neste ambiente. Isto se observa, por exemplo, nas diversas espécies de plantas carnívoras – que retiram dos insetos capturados os nutrientes que faltam no solo – e também no grande número de répteis e anfíbios que, devido à pouca mobilidade em relação às outras espécies animais, são específicos daquele local.

 

 

Veja também
Espelho do Céu

 

 

 

Leia também

Notícias
19 de novembro de 2025

Duas novas reservas privadas para proteger o lar do mico-leão-dourado

Reconhecimento das RPPNs foi dado durante a COP30 à Associação Mico-Leão-Dourado, responsável pela gestão das novas áreas protegidas na Mata Atlântica do Rio de Janeiro

Notícias
19 de novembro de 2025

Liminar suspende novos licenciamentos no antigo Comperj

Decisão da Justiça Federal atende parcialmente à ação civil pública ajuizada em janeiro passado pelo Ministério Público Federal (MPF)

Dicionário Ambiental
18 de novembro de 2025

O que é IPCC?

O painel científico da ONU reúne consenso mundial sobre as causas, impactos e soluções para a crise climática

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.