Notícias

O gelo e a neve ao redor do planeta

Calotas polares, blocos de gelo continentais, montanhas glaciais, geleiras marítimas, lagos e rios gelados. Do espaço, a belezas de nossa Criosfera.

Redação ((o))eco ·
6 de maio de 2012 · 14 anos atrás

Os cientistas classificam a Terra em cinco esferas, sendo a quinta delas chamada de Criosfera. Ela é constituida por regiões da superfície do planeta permanentemente cobertas por neve e gelo pela parte do solo que contem gelo. A Criosfera cobre 10% da superfície terrestre, com enorme importância na regulação dos processos hídricos e atmosféricos. Na Criosfera, cerca de 2% de toda água da Terra está congelada, e a mesma representa 80 % de toda água doce do planeta.

Nas fotos a seguir, divulgadas pelo Observatório da Terra da NASA, podemos ver o espetáculo criado pelo gelo e pela neve quando vistos do espaço.

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Externo
16 de outubro de 2026

Amazônia tem a menor taxa de desmatamento já registrada pelo Inpe

Foram 3,3 mil km² desmatados de floresta, uma queda de 41% em relação a 2025, segundo o Prodes. Dados foram divulgados nesta sexta-feira (16) pelo MMA →

Salada Verde
16 de outubro de 2026

Ex-ministros do Meio Ambiente se juntam em manifesto pelas UCs brasileiras

Documento, assinado por sete ex-ministros e quatro ex-presidentes do ICMBio, alerta para possível enfraquecimento dos órgãos ambientais e ameaças às áreas protegidas →

Colunas
16 de outubro de 2026

A transparência necessária de SP nas obras contra as chuvas

Pacote de R$ 29 bilhões de SP inclui obras antigas e não esclarece quanto será investido em novas ações contra os efeitos do El Niño →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.