Notícias

Quando se olha do espaço, onde há fumaça, há fogo

Relâmpagos, queimadas, pontas de cigarro ou balões. Muitas são as causas dos incêndios florestais. Do espaço podemos ver todos.

Redação ((o))eco ·
27 de maio de 2012 · 14 anos atrás

A causa mais comum de incêndios varia dependendo de região para região. Nos Estados Unidos e no Canadá, por exemplo, os raios são a principal fonte de ignição. Em outras partes do mundo o envolvimento humano é um grande colaborador. No México, América Central, América do Sul, África, Sudeste da Ásia, Fiji e Nova Zelândia, os incêndios podem ser atribuídos a atividades humanas como a pecuária, agricultura. O descuido humano é uma das principais causas de incêndios florestais na China e na bacia do Mediterrâneo. O único continente do planeta imune a incêndios florestais é a Antártida.

Nas fotos a seguir, divulgadas pelo Observatório da Terra da NASA, podemos ver fotos de incêndios florestais ao redor do planeta.

 

Leia também

Notícias
4 de fevereiro de 2026

Indígenas mantêm ocupação do acesso ao porto da Cargill em protesto contra hidrovias

Povos indígenas do Baixo Tapajós bloquearam nesta quarta-feira (04) a rodovia Fernando Guilhon, principal via de acesso ao Aeroporto de Santarém – Maestro Wilson Fonseca. O bloqueio ocorreu após o governo mandar representantes do segundo escalão para uma reunião com lideranças indígenas, que ocupam a entrada do terminal da Cargill, em Santarém, há 14 dias.

Salada Verde
4 de fevereiro de 2026

Sociedade civil reivindica participação no Mapa do Caminho para fim dos combustíveis fósseis

Mais de 100 organizações enviam carta a embaixador Corrêa do Lago pedindo que criação do roteiro seja “processo político real e inclusivo”

Salada Verde
4 de fevereiro de 2026

Nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental entra em vigor

Norma criada pelo Congresso Nacional ficou conhecida, em sua etapa de construção, como PL da Devastação, pelos afrouxamentos feitos na legislação anterior e potencial destruidor

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.