Notícias

Amazônia sob Pressão

A Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georeferenciada (RAISG) lança nesta terça, simultaneamente nos 9 países da Amazônia o mais completo panorama já realizado sobre as ameaças atuais sobre a conservação da maior floresta tropical do planeta.

Redação ((o))eco ·
4 de dezembro de 2012 · 13 anos atrás

Amazônia sob Pressão está dividido em 6 temas, considerados os principais vetores de destruição da paisagem: estradas, petróleo e gás, hidrelétricas, mineração, fogo e desmatamento. Com 68 páginas, o Atlas traz 55 mapas, 71 tabelas e 23 gráficos mostrando a situação atual e os planos futuros para cada um dos temas: Eis algumas das mais importantes conclusões

Assista ao lançamento de “Amazônia sob Pressão, realizado nesta terça dia 04, em Santa Cruz, Bolívia

Mapa do Atlas Amazônia sob Pressão mostra o desmatamento acumulado entre 2000 e 2010 e sua influência sobre áreas protegidas e territórios indígenas. Utilize a ferramenta de zoom no canto inferior direito para ver mais detalhes.

Veja também: Mapa interativo Amazônia sob Pressão 

A RAISG é uma rede de organizações não governamentais, institutos de pesquisa e departamentos de governo que trabalha com informação georeferenciada na Amazônia. No momento 11 instituições fazem parte do grupo, que busca, através do atlas e publicações, levar um visão pan-amazônica da região. O Eco, que possuí desde 2009 uma rede de jornalistas nos 9 países da Amazônia, é o parceiro de mídia da RAISG para o lançamento do Atlas 2012. Reunimos aqui conteúdo especial produzido para o lançamento do Atlas, incluindo uma série de reportagens, que será publicada ao longo desta semana feitas por nossos correspondentes nos países amazônicos.  

Artigo: Amazônia Socioambiental, por Beto Ricardo, coordenador-geral da RAISG
A Amazônia está sob grave processo de degradação e supressão, para se tornar uma área de produção e um corredor de exportação de mercadorias de baixo valor agregado.

Fotografia: o atlas reúne 73 fotos que revelam a transformação da paisagem. Veja algumas delas.

 

Série de reportagens especiais
Peru: grandes projetos e mineração miúda ameaçam Amazônia 
Mineração na Colômbia, horizonte de esperança ou caos 
Hidrelétricas do Madeira: a guerra dos Megawatts
Desmatamentos e queimadas crescem na Amazônia boliviana

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
17 de março de 2026

Fiscais do Ibama sofrem emboscada durante operação contra madeira ilegal no Amazonas

Servidores foram atacados e tiveram o veículo incendiado durante operação na Terra Indígena Tenharim-Marmelos, em Manicoré

Clima à Mesa, Reportagem 1
Reportagens
17 de março de 2026

Velhos sabores – ou uma conta que não fecha

((o))eco escutou especialistas sobre as assimetrias das políticas públicas de investimento no campo e questionou seus impactos ambientais em um mundo que não para de aquecer

Reportagens
16 de março de 2026

Entenda o que é o Plano Clima e sua importância no enfrentamento às mudanças climáticas

Organizações celebram publicação do documento, mas chamam atenção para fragilidades e lacunas que ainda precisam ser resolvidas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.