Notícias

Parques nacionais do centro-oeste do Brasil vistos do espaço

Nossa série sobre os parques nacionais brasileiros chega ao centro-oeste. Conheça os Parques Nacionais de Brasília, do Pantanal Matogrossense e das Emas.

Paulo André Vieira ·
25 de fevereiro de 2013 · 14 anos atrás

Nossa parada desta semana em nossa série sobre os parques nacionais brasileiros é a região centro-oeste. São nove os parques nacionais, e entre eles está o único localizado no bioma do Pantanal, o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense. Com uma área de 135 mil hectares, foi criado em 1981 e é considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. Na região centro-oeste também estão localizados muitos parques nacionais que preservam o cerrado, como os parques nacionais da Chapada dos Veadeiros, da Chapada dos Guimarães e das Emas, cujo principal atrativo disponível para visitação é a observação embarcada de animais silvestres e observação de aves coloniais nos ninhais e dormitórios da Baía do Burro. Aproveite os mapas interativos e não deixe de visitar nossos parques nacionais.

Distrito Federal e Goiás

Parque Nacional de Brasília (saiba mais)

Goiás

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (saiba mais)


Parque Nacional das Emas (saiba mais)

Mato Grosso

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (saiba mais)

Parque Nacional do Juruena (saiba mais)

Parque Nacional dos Campos Amazônicos (saiba mais)

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (saiba mais)

Mato Grosso do Sul

Parque Nacional da Serra da Bodoquena (saiba mais)

Parque Nacional de Ilha Grande (saiba mais)

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
28 de agosto de 2026

Paulo Artaxo explica o El Niño no Brasil em entrevista ao Vozes do Planeta

Fenômeno deve ganhar força até outubro e expõe vulnerabilidade do agronegócio e da infraestrutura urbana, afirma o climatologista da USP no novo episódio do podcast

Análises
28 de agosto de 2026

Soluções Baseadas na Natureza transformam as cidades

Construir cidades com a natureza significa superar a falsa oposição entre desenvolvimento urbano e conservação da natureza

Notícias
27 de agosto de 2026

Desmatamento na Amazônia chega ao menor patamar desde 2013

Terras Indígenas são as áreas menos desmatadas, com o equivalente a somente 1,7% do total derrubado na região; quase 60% das TIs tiveram desmatamento zero

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.