Notícias

Vídeo: Dá para monitorar a pesca oceânica do espaço? Por John Amos

Fundador da ONG SkyTruth conta como um projeto baseado em informações de satélite lançou luz sobre a frota pesqueira do mundo

Eduardo Pegurier · Marcio Isensee e Sá ·
9 de setembro de 2018 · 6 anos atrás
Na imagem, as linhas finas e claras sobre o Oceano Atlântico mostram as fronteiras das águas nacionais, enquanto os pontos amarelos mostram os navios pesqueiros. Note como eles se mantêm em águas sem internacionais, onde a pesca não é controlada. Foto: Eduardo Pegurier.

Um dos maiores problemas ambientais do planeta fica submerso, literalmente. Trata-se da sobrepesca, a retirada de peixes do oceano numa taxa maior do que a sua capacidade de reprodução, o que exaure os estoques de peixe. Para os peixes de água salgada a situação ainda é mais delicada, pois em águas internacionais não há nada que regre a quantidade pescada por grandes embarcações internacionais, dotadas de capacidade industrial de matar e estocar os animais.

A ONG SkyTruth conseguiu uma maneira de expor o problema de maneira dramática. Hoje, todos as embarcações oceânicas precisam ser dotadas de um “transponder AIS”, equipamento que identifica a embarcação e seu curso. Essa informação é captada também por satélites, o que permitiu a SkyTruth criar um mapa mundial da pesca, através do projeto Global Fishing Watch (algo como Vigilância Global da Pesca).

Nesse vídeo, John Amos, fundador da Skytruth, conta como a iniciativa permite que qualquer um que tenha acesso a um navegador web visualize em tempo real a distribuição da frota pesqueira, espalhada pelos oceanos do planeta.

Assista:

PS: Ative a legenda do YouTube para ver a tradução.

 

Leia Também 

Tecnologia de satélite ajuda a combater pesca ilegal

Ministério da (Sobre)Pesca e do Sumiço das Estatísticas

Vídeo: Quem vai cuidar da natureza no futuro? Por Cheryl Charles

 

 

 

  • Eduardo Pegurier

    Mestre em Economia, é professor da PUC-Rio e conselheiro de ((o))eco. Faz fé que podemos ser prósperos, justos e proteger a biodiversidade.

  • Marcio Isensee e Sá

    Marcio Isensee e Sá é fotógrafo e videomaker. Seu trabalho foca principalmente na cobertura de questões ambientais no Brasil.

Leia também

Notícias
3 de setembro de 2018

Vídeo: Quem vai cuidar da natureza no futuro? Por Cheryl Charles

A educação ambiental das crianças começa não na sala de aula e sim no contato direto com ambientes naturais e animais

Colunas
31 de março de 2015

Ministério da (Sobre)Pesca e do Sumiço das Estatísticas

Cartório de interesses que dominam a pesca industrial no Brasil, ministério comeu os números que mostram o massacre dos peixes.

Reportagens
6 de janeiro de 2016

Tecnologia de satélite ajuda a combater pesca ilegal

As guardas costeiras agora podem usar radares no espaço que permite encontrar navios pirata pescando ilegalmente em águas remotas.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.