*Este artigo faz parte do especial de lançamento do atlas “Amazônia sob Pressão”. Clique aqui para saber mais
Mapa Desmatamento em 50 km de influencia da estrada Interoceânica.Crédito: Herencia
De acordo com Herencia, desde 1985 até 2000 nesta zona foram desmatados 83.607 ha e nos seguintes 10 anos quase 118 mil ha. Até o ano 2002, a taxa anual era de 2,7%, e entre 2001 e 2005 pulou para 4,6%. Levando em conta a construção do trecho Iñapari-Puerto Maldonado, que foi terminado em 2010, a taxa de desmatamento suba até 7,2% durante o quinquênio 2006-2011, afirma o diretor da ONG. A nova estrada promoveu o corte ilegal de madeira e seu contrabando ao Peru. Tanto que em 2008, Julio Garcia, prefeito do povoado peruano Alerta, foi assassinado quando tentou apreender um caminhão carregado de madeira ilegal que vinha da Bolívia.
Leia também:
10 anos de incêndios e queimadas na Bolívia
Bolívia transforma parque na Amazônia em zona petrolífera
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Inscrições para segunda turma do curso de Jornalismo Ambiental abrem na segunda-feira (13)
Formação de ((o))eco oferece aulas online, encontros ao vivo e foco em cobertura socioambiental, com destaque para a Amazônia →
Nova presidente da Funai é empossada no último dia do ATL 2026
Posse de Lúcia Alberta ocorre na plenária principal do ATL, em Brasília, com presença de lideranças indígenas, autoridades federais e anúncio de medidas →
Está na hora de transformar a merda em adubo, literalmente
Integrar saneamento e restauração não é apenas uma inovação técnica, é uma mudança de paradigma. Significa criar cadeias produtivas baseadas na circularidade →

