![]() |
A redescoberta foi feita depois de uma expedição às montanhas remotas no sudoeste do Haiti, em outubro passado, como parte do programa “Em busca de sapos perdidos”, lançado mundialmente pela Conservação Internacional em agosto de 2010. Entre as espécies encontradas estão um sapo assobiador, cujo nome científico - Eleutherodactylus Amadeus - homenageia o compositor Mozart; um sapo escavador com enormes olhos negros e marcações de um laranja vivo nas patas traseiras; um sapo ventríloquo bastante arisco, que tem a habilidade de usar sua voz para confundir potenciais predadores; e um sapo malhado terrestre que tem olhos de cor safira, uma tonalidade muito rara.

Todas já entraram na categoria de espécies criticamente em perigo, o nível mais alto da lista vermelha da IUCN
O time de pesquisadores, liderado pelo especialista em anfíbios da CI, Robin Moore, em parceria com o professor Blair Hedges, da Universidade do Estado da Pensilvânia, tinha por objetivo procurar a espécie E. glanduliferoides, conhecida como sapo La Selle Grass, que não era visto há mais de 25 anos. A espécie não foi encontrada A expedição também fez uma avaliação da situação de outras 48 espécies nativas de anfíbios do Haiti. A maioria delas tem por hábitat as florestas das montanhas do sudoeste e sudeste do país, que vêm diminuindo a um ritmo acelerado devido ao desmatamento. “Foi inacreditável”, afirmou Moore. “Estávamos procurando uma espécie perdida e acabamos encontrando um verdadeiro tesouro de outras espécies. Isso representa uma boa dose de esperança para as pessoas e a vida silvestre do Haiti”. (com informações da Conservação Internacional)
Leia também
Em busca dos anfíbios perdidos
Árvores para um país careca
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
O risco de contaminação dos mananciais que abastecem Curitiba
A água que abastece milhões de paranaenses, uma APA de papel e a ameaça silenciosa dos agrotóxicos são o tema do primeiro episódio do podcast Ventre das Águas →
Estudo revela que 57% dos assentamentos do país está na mira da mineração
Levantamento identificou mais de 18 mil processos minerários incidindo sobre assentamentos – caso no Pará, envolvendo a Vale, mostra o que pode acontecer com territórios →
Carta aberta ao agro sustentável
Em seu nome a Máfia da Devastação, mais conhecida como Bancada do Agro, está tentando e conseguindo destruir o futuro do Brasil →


