Salada Verde

Entre emergentes, Brasil é 2o no ranking do investimento em energia limpa

País recebeu 7,6 bilhões de dólares em investimento e somou 14 gigawatts de potência instalada em 2010. China é campeã.

Redação ((o))eco ·
31 de março de 2011 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Flávia Moraes

Quem está vencendo a corrida pela energia limpa? Essa é a questão levantada pelo relatório da ONG norte-americana Pew Charitable Trusts, lançado na última terça-feira (29/3). Intitulado ‘Who’s Winning the Clean Energy Race?’ o documento traz o ranking dos países que mais receberam investimentos para a área de energias renováveis em 2010.

O Brasil aparece em sexto lugar, uma posição acima do que em 2009, com o total recebido de 7,6 bilhões de dólares e cerca de 14 gigawatts (GW) de energia renovável gerada. Das chamadas economias emergentes, o país só perde para a China, campeã da lista com um saldo de 54,4 bilhões de dólares (cerca de um quinto de todo o dinheiro encaminhado para fontes renováveis).

Como pode ser observado no gráfico 1, a distribuição do investimento por setor energético no Brasil, entre os anos de 2005 e 2010 concentraram-se mais nos biocombustíveis e na energia eólica.

O documento destaca, ainda, a queda de posição sofrida pelos Estados Unidos, que passou a ser o terceiro lugar no ranking, com 34 bilhões de dólares. Uma das explicações para esse fato seria o afastamento de investidores pela não aprovação da lei energética pelo Congresso no ano passado.

Em relação aos países da Europa, o Reino Unido sofreu a maior queda, passando de terceiro lugar, em 2009, para 13º, em 2010 (recebeu apenas US$ 3,3 bilhões). Mesmo assim, a União Europeia ficaria em primeiro lugar, com US$ 94 bilhões, se fosse considerada como um destino único de investimentos. Isso porque as políticas públicas de incentivo e de metas na área de energias limpas na região são muito valorizadas.


Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Gado pasta numa área desmatada ilegalmente numa reserva extrativista perto de Jaci-Paraná, no estado de Rondônia, Brasil, a 12 de julho de 2023.
Reportagens
20 de agosto de 2026

Gigante da carne em RO evita auditoria e MPF acusa 260 mil bois ilegais

Frigorífico Irmãos Gonçalves não apresenta dados para comprovar regularidade e análise automática aponta um terço de compras com problemas

Reportagens
20 de agosto de 2026

Frigoríficos da Amazônia abateram 142 mil cabeças de gado ilegal em 2023 e 2024

Dado é de auditoria do MPF e inclui animais criados em fazendas com desmatamento, trabalho escravo ou com indícios de lavagem de gado

Salada Verde
20 de agosto de 2026

SOS Mata Atlântica promove debate com candidatas ao Senado por São Paulo

Marina Silva, Simone Tebet e Soninha Francine apresentam propostas ambientais em debate sobre a Mata Atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.