![]() |
A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado aprovou nesta terça-feira (05) a criação do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, no litoral do Paraná. O projeto está tramitando há 10 anos no Congresso Nacional.
As Ilhas dos Currais são três pequenas ilhas formadas por costões de rochas e pedras. A ameaça do excesso de pesca na ilha motivou a elaboração do projeto, em 2003. Localizadas entre as baías de Guaratuba e Paranaguá, a cerca de 6,2 milhas da costa, a área do futuro parque pertence à União.
A Universidade Federal do Paraná realiza pesquisa no local, através de seu Centro de Estudos do Mar.
De acordo com o relatório do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), relator do projeto na CMA, nas ilhas dos Currais vivem mais de oito mil aves e é uma área excelente para pesquisas científicas: “do ponto de vista ambiental, a proposta para transformar a área mencionada em Parna é, sem dúvida, muito bem vinda, uma vez que a criação dessa unidade permitirá aliar a preservação de um recurso faunístico ímpar às práticas de mergulho e de visitação restritas a determinadas áreas, com incremento do turismo ecológico na região”, destaca no relatório.
Exibir mapa ampliado |
Ainda segundo o relatório, o MMA se manifestou através de Nota Técnica reafirmando a posição em favor da criação do parque, já que “todas as Notas Técnicas até então elaboradas destacam a importância da região em sua integralidade, faltando estudos quanto a definição de limites, ação pertinente do ICMBio para instruir processo administrativo de criação e proposta de medida do Governo por meio de Decreto”.
O Projeto de Lei, de autoria do então deputado Luciano Pizzato, segue para ser votado no plenário da Casa e, se aprovado, vai à sanção presidencial.
Leia também
PF investiga fraudes em licitações da Agência Nacional de Mineração
Operação Pedra Turva apura manipulação de leilões de áreas minerárias com invasão de sistemas, uso de empresas de fachada e negociação irregular de direitos →
“Quem para a lama da morte?”
Rejeitos dos transbordamentos de minas da Vale contaminam rio Paraobeba e afluentes. Comunidades ribeirinhas, já impactadas por Brumadinho, revivem drama →
Tubarões são famosos por seus dentes ameaçadores, mas a acidificação dos oceanos pode torná-los mais fracos
Cientistas alemães descobriram que a acidificação dos oceanos pode enfraquecer os dentes de tubarões nas futuras gerações, devido a mudanças na química marinha →





