Para celebrar este 12 de outubro, data que marca o Dia das Crianças, dois projetos socioambientais que atuam na conservação da vida marinha lançaram ebooks educativos voltados para o público infantil e que estão disponíveis gratuitamente online.
Com mais de 40 propostas de atividades que podem ser desenvolvidas com crianças de 0 a 6 anos para abordar a temática ambiental em aulas, o guia “Práticas Ambiental para a Primeira Infância” foi elaborado pelo projeto Meros do Brasil, que atua na conservação desta espécie de peixe criticamente ameaçada de extinção. O material, elaborado por educadores, foi lançado nesta terça-feira (12) e pode ser baixado gratuitamente na página do projeto.
Já a ONG Coral Vivo, que trabalha em defesa dos ambientes recifais e coralíneos do Brasil há exatos 18 anos, publicou seu primeiro livro para o público infantil com o objetivo de despertar o interesse das crianças pela conservação marinha. Intitulado “Grude-Grude”, a obra, escrita por Bia Hetzel e ricamente ilustrada por Mariana Massarani, conta a história de um polvo e sua vida no mar, junto com peixes, lagostas e outros seres que vivem nos recifes. A versão virtual do livro está disponível de forma gratuita no site do projeto.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Atobá preso a pote plástico é resgatado no litoral norte de São Paulo
O animal foi encontrado preso a um pote plástico de sorvete na Praia do Engenho, em Ubatuba, nesta quarta-feira. Ave recebeu cuidados e segue em observação →
Por que a governança ambiental precisa mudar?
Limites do planeta trazem novos desafios para o Direito, a economia e a sociedade →
Quando o medo não decide sozinho
Coexistência não se sustenta apenas com boas técnicas de manejo, mas da construção de relações. Ela depende de confiança, e confiança leva tempo e esforço →

