Vídeos

Pantanal não tem lavouras, mas veneno da soja chega pelos rios e ameaça bioma

Redação ((o))eco ·
26 de maio de 2021 · 5 anos atrás

A demanda internacional por soja levou a produção brasileira a saltar de 30 milhões de toneladas por ano em 2000 para 125 milhões hoje. A maior parte dos agrotóxicos consumidos no Brasil são utilizados nesta cultura.

A agricultura está concentrada no estado do Mato Grosso, onde suprimiu o bioma Cerrado e agora está se espalhando no Pantanal.

Maior planície inundável do planeta, o Pantanal está ocupado em apenas 0,01% pela agricultura de commodities, mas seu ecossistema está sendo ameaçado por um efeito colateral invisível e pouco estudado da agricultura de soja: a contaminação por agrotóxicos transportados rio abaixo.

Os cientistas provaram que os cursos d’água estão contaminados e assoreados, e que os peixes são escassos em certos locais.

Leia também

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

Capobianco presidirá a COP 15 das Espécies Migratórias

Secretário-executivo do MMA liderará a Conferência das Partes, que este ano ocorrerá em Mato Grosso do Sul; é a primeira vez que o Brasil sedia o evento

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

UTE São Paulo: Ibama nega licença prévia para a maior termelétrica a gás fóssil do país

Órgão ambiental arquivou processo de licenciamento após verificar falhas no Estudo de Impacto Ambiental apresentado; Usina estava projetada para ser construída em Caçapava (SP)

English
23 de janeiro de 2026

Reforesting may be the most urgent policy to save the Amazon

Transforming already deforested areas into forest-based productive systems emerges as a decisive strategy in the face of traditional measures that are failing

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 1