As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) são a única categoria de unidade de conservação de responsabilidade privada. No estado do Rio de Janeiro, existem 168 RPPNs e a reportagem de ((o))eco foi ao município de Nova Friburgo, o recordista em reservas particulares do estado, com 24 RPPNs, para ouvir dois proprietários: Bernardo Furrer e César Raibert. Os rppnistas fluminense contam com o Programa Estadual de RPPN, do Inea, que apoia na criação e gestão das reservas, mas os proprietários apontam que ainda faltam incentivos para promover a criação de novas reservas e auxiliar a gestão daquelas já existentes.
Reportagem: Duda Menegassi
Vídeo e Fotos: Marcio Isensee e Sá
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Reserva particular, patrimônio coletivo
Estratégia fundamental para proteção dos remanescentes de Mata Atlântica, as Reservas Particulares do Patrimônio Natural e seus proprietários têm ganhado força – e voz – no estado do Rio →
Organizações religiosas se juntam em carta ao STF sobre riscos ambientais
Carta aberta aos ministros do Supremo, assinada por entidades de religiões diversas, alerta para julgamentos sobre o licenciamento ambiental, da Moratória da Soja e Marco Temporal →
Tentativa de anular ampliação da Estação Ecológica de Taiamã é inconstitucional, diz MPF
Projeto de Decreto Legislativo que tenta reverter ampliação da unidade de conservação no Pantanal mato-grossense representa grave risco de retrocesso ambiental, detalha MPF em nota técnica →
