Notícias

Segundo trimestre apresenta um aumento de 4,2% no consumo de energia

Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica indica os setores comercial e residencial como os responsáveis pelo acréscimo no consumo energético.

Flávia Moraes ·
31 de outubro de 2011 · 12 anos atrás
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) anunciou um acréscimo de 4,2% no consumo de energia elétrica para o segundo trimestre deste ano, se comparado ao mesmo período de 2010. O crescimento dos setores comercial e residencial entre julho e setembro, respectivamente, 8,1% e 6,4% impulsionaram o resultado positivo. Só no mês de setembro, o consumo nacional de energia elétrica na rede somou 36.699 gigawatts-hora (GWh).

O Relatório Mensal do Mercado de Energia Elétrica mostra que de todos os trimestres de 2011, este último foi o que apresentou um maior crescimento do consumo residencial de energia (ver Gráfico 1). A EPE acredita que esse fato se explica pelo crédito difundido à população, as boas condições do mercado de trabalho e a taxa de desocupação, que declina a cada ano.

No comércio, o estudo indica o melhor desempenho dos últimos 5 anos, com registro de consumo de 17,6 terawatts-hora (TWh) (ver Gráfico 2). Dividindo por região, o Centro-Oeste destaca-se como a de maior crescimento no setor comercial: 14,1% no Distrito Federal e 15,3% no Mato Grosso. O Sudeste, marcou crescimento de 7,5%; o Sul teve como mais significativo os valores de Santa Catarina, com 10,7% e no Nordeste, o destaque foi o crescimento de 10,6% em Pernambuco.

Na indústria, o aumento do consumo de energia foi tímido, mantendo os mesmos 2% do segundo trimestre. Esse crescimento só ocorreu pelo desempenho da atividade industrial nas regiões Norte e Centro-Oeste, que expandiram além das demais regiões do país, respectivamente, 7% e 18%.


  • Flávia Moraes

    Jornalista, geógrafa e pesquisadora especializada em climatologia.

Leia também

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.