
Manaus, AM – Uma nova espécie de macaco foi descoberta na Amazônia. Ela pertence ao gênero Callicebus, conhecido como zogue-zogue, e foi coletada durante a Expedição Guariba-Roosevelt, em dezembro do ano passado, mas ainda não foi descrita. O pequeno primata apresenta cores diferentes de outras espécies do mesmo gênero, segundo o biólogo Júlio Dalponte, responsável pela descoberta. “Este primata tem detalhes na cauda e na cabeça que não foram vistos até agora em outros zogue-zogues originários desta área”, descreve.
A expedição Guariba-Roosevelt foi realizada entre os dias primeiro e 20 de dezembro de 2010, em quatro unidades de conservação no noroeste do Mato Grosso (Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, Parque Estadual Tucumã, Estação Ecológica Rio Madeirinha e Estação Ecológica Rio Roosevelt). Ela foi promovida pelo WWF-Brasil e pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Mato Grosso. O objetivo foi coletar informações e fazer um diagnóstico ambiental destas reservas. O trabalho será consolidado com a publicação oficial dos planos de manejo das unidades de conservação, ainda este ano.

A nova espécie de zogue-zogue foi encontrada entre os rios Guariba e Roosevelt, entre os mais importantes do estado. O espécime foi depositado (tombado) no Museu Paraense Emílio-Goeldi, em Belém (PA) e agora faz parte da coleção do museu. “Ainda faremos sua descrição e publicaremos estudos mais detalhados sobre ela, mas não há dúvida de que seja uma nova espécie”, conta Júlio Dalponte. A descrição, com estudos físicos e biológicos, deve levar ainda seis meses para ser concluída.
“A perda de habitats naturais continua sendo uma grande ameaça para a biodiversidade brasileira. Por isso, é muito importante a criação e implementação de unidades de conservação com a coleta de informações e elaboração dos planos de manejo”, afirma o coordenador do Programa Amazônia do WWF-Brasil, Mauro Armelin.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Só 1% do orçamento foi destinado ao clima por candidatos a governador que buscam permanecer no poder na Amazônia
Em cinco estados da Amazônia Legal, candidatos à reeleição e políticos que assumiram o governo durante o atual mandato disputam a permanência no cargo. Apesar de todos citarem a agenda climática em seus planos de governo para 2026, juntos, os cinco governos empenharam apenas 1,3% do orçamento em despesas relacionadas ao tema desde 2023: R$ 6,4 bilhões, contra R$ 475 bilhões em gastos não relacionados ao clima →
Futuros governadores têm desafio de recuperar o Cerrado, berço das águas
As candidaturas ao governo dos estados receberam uma lista de propostas concretas para recuperar as bacias hidrográficas do bioma que abastece oito das doze grandes bacias do país →
Muito do futuro da conservação da natureza se decide no Congresso
Desmonte socioambiental e passivo institucional são apenas algumas das decisões que podem ser barradas ou avançadas no Legislativo →
