Notícias

Nossos parques nacionais vistos do espaço

Os parques nacionais são a mais popular e antiga categoria de Unidades de Conservação no Brasil. Veja mapas interativos de alguns dos mais importantes.

Redação ((o))eco ·
21 de janeiro de 2013 · 14 anos atrás

Nossa colunista Maria Tereza Pádua resume bem a relação do Brasil com seus parques nacionais:

“Os parques nacionais de uma nação são, exatamente, o que ela possui de mais extraordinário, de mais belo. No nosso país poucas pessoas visitam os parques nacionais e, pior ainda, muitos dos que os visitam nem sabem que estão em um parque, como os que percorrem as cataratas do Iguaçu, ou se banham nas piscinas naturais de Brasília. Nos melhores anos, a visitação nos parques brasileiros é de cerca de 2 milhões de indivíduos, enquanto em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, a visitação chega a mais de 200 milhões de pessoas por ano. Lá, cada vez que aparece uma ameaça contra os parques, os cidadãos se levantam para defendê-los. São amigos dos parques. Os brasileiros não amam, nem defendem seus Parques Nacionais. Aqui, esses locais esplêndidos são vistos com empecilhos ao desenvolvimento. Pudera, nem os conhecem.”

Observar os nossos parques através de fotos de satélite nunca vai substituir a experiência de caminhar por suas trilhas e sentir o cheiro da natureza. Mas é um primeiro passo para, pelo menos, saber que eles existem e onde estão localizados. Abaixo você pode ver mapas interativos de alguns de nossos parques. Esperamos que gostem, e que os inspirem a visitá-los algum dia.

Parque Nacional de Itatiaia (saiba mais)

Parque Nacional do Iguaçu (saiba mais)

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (saiba mais)

Parque Nacional do Juruena (saiba mais)

Parque Nacional da Amazônia (saiba mais)

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (saiba mais)

Parque Nacional da Tijuca (saiba mais)

Parque Nacional da Serra dos Órgãos (saiba mais)

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
3 de novembro de 2026

Estudo genético revela duas novas espécies de bugios no Brasil

A pesquisa pioneira analisou todo genoma dos macacos conhecidos como bugios ou guaribas e confirmou a existência de um total de 16 espécies na América Latina →

Colunas
3 de novembro de 2026

O impacto ambiental dos data centers

De que nos serve uma Inteligência Artificial cada vez mais poderosa se não soubermos preservar as condições da vida no planeta? →

Salada Verde
3 de novembro de 2026

Como falar de alimentação e mudanças climáticas nas redes? Oficina promove formação em São Paulo

Atividade gratuita integra a programação da Virada Sustentável 2026 e propõe a produção de conteúdos digitais sobre sistemas alimentares e território →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.