Notícias

Desmatamento na Amazônia até agosto é 48% maior que mesmo período em 2020

Acumulado do ano chegou a 7.715 km², a maior cifra da década. Somente em agosto foram desmatados 1.606 km², área equivalente a cinco vezes Belo Horizonte

Cristiane Prizibisczki ·
20 de setembro de 2021 · 3 anos atrás

Entre janeiro e agosto de 2021, o desmatamento na Amazônia alcançou 7.715 km², o que equivale a cinco vezes o tamanho da cidade de São Paulo e representa aumento de 48% em relação ao mesmo período de 2020.

Este é o pior índice da década, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (20) pelo o Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Quando levado em conta somente o mês de agosto, o desmatamento chegou a 1.606 km², uma área equivalente a cinco vezes do tamanho de Belo Horizonte (MG).

Agosto é o quinto mês do ano que registra os piores índices desde 2012. Março, abril, maio e julho também tiveram a maior área de floresta destruída dos últimos 10 anos, o que indica que as medidas que estão sendo tomadas pelo governo para conter o desmatamento não estão sendo efetivas.

“Se quisermos evitar que o ano feche com a maior área desmatada da década, precisamos urgentemente adotar ações mais efetivas, como aumentar o embargo de terras já desmatadas ilegalmente e intensificar operações de fiscalização, com a devida punição dos desmatadores”, alerta Antônio Fonseca, pesquisador do Imazon.

Lista de estados desmatadores

Desde maio, o Pará segue consecutivamente no topo do ranking dos estados que mais desmataram a Amazônia. Foram 638 km² derrubados apenas em agosto. A área, equivalente à cidade de Florianópolis (SC), representa 40% de toda devastação na Amazônia Legal no período.

Além disso, em agosto, 6 das 10 unidades de conservação que mais sofreram desmatamento estavam neste estado, além da metade dos municípios, terras indígenas e assentamentos.

Apenas os cinco municípios paraenses que figuram na lista dos 10 que mais desmataram – Altamira, São Felix do Xingu, Pacajá, Itaituba e Portel – concentraram 40% do total de desmatamento detectado no estado.

“Todos estão na lista do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que indica os municípios prioritários para prevenção, monitoramento e controle do desmatamento. E eles ainda apresentam grandes blocos de áreas protegidas em seus territórios, o que torna esse desmatamento ainda mais perigoso e agravante”, comenta Larissa Amorim, pesquisadora do Imazon.

Desmatamento avança pela porção sul da floresta

Na lista dos estados, o Amazonas segue como segundo no ranking de desmatadores. Este o quarto mês consecutivo que o estado aparece na posição.

Quando analisado ranking por municípios, no entanto, cidades amazonenses figuram no topo da lista: Lábrea e Boca do Acre aparecem na primeira e segunda colocações. Ambas somaram 185 km², uma área maior do que a cidade de Aracaju (SE), de destruição em agosto.

“O fato desses municípios do Amazonas estarem no topo do ranking dos que mais desmataram é reflexo da intensificação do avanço da fronteira do desmatamento no sul desse estado, algo que estamos alertando em nossos últimos monitoramentos”, acrescenta Amorim.

Em agosto, o estado do Acre entrou pela primeira vez no ano no terceiro lugar do ranking dos estados desmatadores, com 236 km² de florestas derrubadas. Esse desmatamento, segundo o SAD, se concentra em dois municípios: Sena Madureira e Feijó, que acumularam 40% da área desmatada no estado para o mês.

Duas das 10 unidades de conservação com maiores áreas destruídas também estavam no Acre: Resex Chico Mendes e Resex do Corumbá-Iracema.

“Quando analisamos o mapa de perda de floresta na Amazônia, notamos uma intensidade muito alta de ocorrências de alertas no Acre, especialmente na divisa com os estados do Amazonas e de Rondônia. Isso indica a possibilidade da região estar sendo alvo do avanço da fronteira do desmatamento, que está mais evidente no sul do Amazonas”, explica o pesquisador Antônio Fonseca.

Os especialistas apontam que é prioritário que o governo avance com os processos de destinação de terras públicas, com a criação de unidades de conservação, terras indígenas e territórios quilombolas, nas áreas ainda sem destinação fundiária. Outra medida seria barrar projetos de lei que flexibilizam regras para regularização, que retiram direitos dos povos indígenas e reduzem áreas protegidas.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Reportagens
20 de dezembro de 2020

Boi em alta eleva pressão do desmatamento na Reserva Chico Mendes 

Venda de lotes de terra pelos próprios moradores é outro agravante dentro da unidade; Projeto de Lei que desafeta áreas da UC contribui para a prática ilegal

Notícias
19 de agosto de 2021

Desmatamento na Amazônia cresce 57% nos últimos 12 meses e chega a 10.476km², aponta Imazon

Somente em julho foram desmatados 2.095 km², 80% a mais do que no mesmo mês em 2020. Destruição avança pelo Amazonas

Salada Verde
17 de junho de 2021

Em apenas um mês, desmatamento na Amazônia aumentou 70%

Com 1.125 km² de floresta desmatada, é a terceira vez consecutiva que a destruição no bioma bate o recorde em uma década, tendo o pior saldo para o mês de maio desde 2010

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.